A Gama Expandida de Cores (GEC), ou em inglês ao Extended Color Gamut (ECG), tem como objetivo atingir o máximo possível de cores com as mesmas tintas, agilizando a impressão. Muitas empresas em todo o mundo utilizam com o sucesso o conceito de Gama Expandida de Cores. No Brasil, é possível ver convertedores usufruindo dos resultados positivos.

As tecnologias dos fornecedores de soluções para flexografia no país estão prontas para a demanda de Gama Expandida de Cores. Porém, o processo de implementação de GEC em uma convertedora não é simples. Muitas vezes é necessário modificar a forma de trabalho, investir, realizar treinamentos com a equipe, analisar as falhas e ajustá-las. É comum que muitos erros ocorram até que a empresa atinja a plenitude com conceito da Gama Expandida de Cores.

Mas afinal, o que é a Gama Expandida de Cores?

O processo de impressão em Gama Expandida de Cores imprime imagens e cores especiais de alta qualidade com até sete cores de tintas pré-definidas. Dependendo dos requisitos de cor do cliente e o tipo de impressão utilizado, um conjunto fixo de tintas CMYK mais algumas bases podem substituir determinadas cores ou até mesmo todas as cores especiais.

O convertedor ganha produtividade em baixa tiragem e trabalhos promocionais com a mesma qualidade do sistema tradicional. Além disso, é possível diminuir o tempo de limpeza de máquina, o tempo de setup, a quantidade de cores especiais em estoque, o que abre oportunidade para atender mercados de baixa tiragem.

Pantone e a Gama Expandida de Cores

As cores PANTONE na Gama Expandida de Cores usam terminologia XGC e trazem hoje 1729 cores. É um número impressionante, visto que é possível produzir com sete cores primárias (CMYKOGV) 91% das cores PANTONE Formula Guide.

A Gama Expandida de Cores consegue reproduzir estas cores e utilizá-las em retículas, verificar qualidades colorimétricas e ganho de ponto. As cores, assim, ficam mais vivas e intensas.

Como a Gama Expandida de Cores transforma a produção de embalagens e rótulos?

Não só na indústria de impressão, mas em toda a sociedade, há tendência de prazos menores para produção e entrega de materiais, preocupação com a sustentabilidade e demandas cada vez mais exigentes em termos de qualidade. No segmento de embalagem não é diferente. Os convertedores precisam dar resposta industrial apropriada para essas demandas e a forma utilizada nem sempre é a mais eficiente.

A Gama Expandida, por sua vez, ajuda a reduzir a troca constante de cores especiais Pantone entre cada trabalho. Ao padronizar as setes cores bases, por exemplo, convertedores reduzem inventários de tinta e produzem a maioria das cores Pantone disponíveis enquanto usam a mesma configuração de tinta para cada trabalho na impressora.

Benefícios da Gama Expandida de Cores

Durante o período necessário para implementação completa da Gama Expandida de Cores, os convertedores descobrem a facilidade da tecnologia e os feedbacks são sempre positivos. Podemos resumir os benefícios em quatro aspectos principais:

Flexibilidade

Apenas os cilindros ou camisas de impressão precisam ser trocados. Rolos Anilox e tintas (em sete unidades de impressão) nunca são trocados e reproduzem ampla gama de cores Pantone. Trabalhos urgentes não mais criam distúrbios no fluxo de trabalho planejado. É possível combinar diferentes trabalhos com cores e formas completamente diferentes.

Consistência

É possível realizar o acerto de cores digital pelo software de gerenciamento de cores, dessa forma as habilidades dos operadores em misturar tintas e testá-las na impressora são menos relevantes. Consistência e previsibilidade são garantidas.

Qualidade de impressão

Adicionando OGV à separação CMYK, é possível reproduzir imagens vibrantes de frutas, vegetais e paisagens. Elas destacam-se na gôndola pela profundidade visual em “3D”, elemento adicional de atração.

Lucro

Mais tempo de operação da impressora significa maior produção e lucratividade. Menos desperdício reduz custos. Imprimir trabalhos diferentes no mesmo clichê significa menos clichês criados. E um número muito menor de tintas especiais será armazenado ou desperdiçado.

O processo de implementação pode levar um tempo maior, mas o resultado final da Gama Expandida de Cores é certamente recompensador.

Fonte: Revista Inforflexo